sexta-feira, 29 de abril de 2011

Gastrulação - Terceira Semana

A gastrulação, resumidamente, é a formação das camadas germinativas. Segundo Keith Moore, “a gastrulação é o processo formativo pelo qual as três camadas germinativas, que são precursoras de todos os tecidos embrionários, e a orientação axial são estabelecidas”. Dessa forma, será neste período que o disco embrionário bilaminar transformar-se-á em um disco embrionário trilaminar, ocorrendo inúmera mudanças morfológicas, rearranjo movimentos das células e mudanças nas propriedades adesivas, contribuindo para o processo de gastrulação. Neste período, o embrião também pode ser chamado de gástrula.

Devemos salientar também que a gastrulação é o início da morfogênese, o desenvolvimento da forma do corpo, sendo tais eventos iniciados durante a terceira semana.A gastrulação se inicia coma formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário. Alinha primitiva resulta da proliferação emigração das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário. Graças à adição de células na extremidade caudal, ocorre a extensão da linha primitiva até formar o nó primitivo e, ao mesmo tempo, formar o estreito sulco primitivo. 

FOLHETOS GERMINATIVOS:

Com relação aos folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), que dão origem aos tecidos e órgão específicos, é relativo frisar:

Inicialmente são formadas por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma. Essa última camada origina em seguida o mesoderma e o endoderma. Os destinos finais desses folhetos germinativos são: 

Ectoderma: 
- Epiderme e anexos cutâneos (pêlos e glândulas mucosas); 
- Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal); 
- epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal
. 
Mesoderma: 
- Forma a camada interna da pele (derme).
 - Músculos lisos e esqueléticos; 
- Sistema circulatório (coração, vasos sangüíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo); 
- Sistema esquelético (ossos e cartilagem); 
- Sistema excretor e reprodutor (órgãos genitais, rins, uretra, bexiga e gônadas). 

Endoderma: 
- Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal; 
- Sistema respiratório (pulmão); 
- Fígado e pâncreas.

FORMAÇÃO DA NOTOCORDA

Ainda no começo da terceira semana, o nó primitivo produz células mesenquimais que formam o processo notocordal. Este se estende cefalicamente, a partir do nó- primitivo, como um bastão de células entre o ectoderma e o endoderma. A fosseta primitiva penetra no processo notocordal para formar o canal notocordal. Quando totalmente formado, o processo notocordal vai do nó primitivo à placa procordal. Surgem aberturas no soalho do canal notocordal que logo coalescem, deixando uma placa notocordal. A placa notocordal dobra-se para formar a notocorda. A notocorda:

- Define o eixo primitivo do embrião dando-lhe uma certa rigidez;
- Fornece os sinais necessários para o desenvolvimento do embrião axial (ossos da cabeça e da coluna vertebral) e do sistema nervoso central;
- Contribui na formação dos discos intervertebrais.

FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL
A placa neural aparece como um espessamento na linha média do ectoderma embrionário, em posição cefálica ao nó primitivo. A placa neural é induzida a formar-se pelo desenvolvimento da notocorda e do mesênquima que lhe é adjacente. Um sulco neural, longitudinal forma-se na placa neural; o sulco neural é flanqueado pelas pregas neurais, que se juntam e se fundem para originarem o tubo neural. O desenvolvimento da placa neural e o seu dobramento para formar o tubo neural é chamado neurulação.

FORMAÇÃO DOS SOMITOS
O mesoderma de cada lado da notocorda se espessa para formar as colunas longitudinais do mesoderma paraxial. A divisão dessas colunas mesodérmicas paraxiais em pares de somitos começa cefalicamente, no final da terceira semana. Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.

FORMAÇÃO DO CELOMA
O celoma intra-embrionário surge como espaços isolados no mesoderma lateral e no mesoderma cardiogénico. Estes espaços celômicos coalescem em seguida para formarem uma cavidade única em forma de ferradura, que, no final, dará origem às cavidades corporais (e.g.,a cavidade peritoneal).

Imagens:
Montagem total Gallus gallus domesticus 24h.
Corte transversal Gallus gallus domesticus 18h.
Corte transversal Gallus gallus domesticus 24h.
Corte transversal Gallus gallus domesticus 36h.