Espermatogênese


Testículo de Rato (Coloração HE)



Preparação histológica: Testículo de Rato - HE

A espermatogênese refere-se ao desenvolvimento e maturação do gameta masculino, o espermatozóide. A primeira preparação histológica do assunto é o Testículo de Rato, corado com HE (eosina/hematoxilina). Nesta preparação, estão evidenciados os inúmeros túbulos seminíferos, local onde ocorre o processo de desenvolvimento do espermatozóide.

O primeiro objetivo da preparação é a Albugínea Testicular ou Túnica Albugínea, localizada na região periférica do corte histológico, sendo a mesma um Tecido Conjuntivo Denso modelado, revestindo-o. No interior, encontramos o tecido conjuntivo frouxo, altamente vascularizado onde encontramos as Células de Leydig, cuja função é a produção de testosterona.

O túbulo seminífero é constituído por uma lâmina basal e, em contato com ele, encontramos duas células: as espermatogônias e as células de Sertoli. As células de Sertoli promovem uma barreira (barreira hemato-testicular), protegendo o gameta masculino de atividades e reações auto-imunes. Tal célula também é responsável pela nutrição e suporte dos gametas. Na preparação, avistamos apenas seu núcleo, cuja morfologia aparenta a forma triangular ou de meia-lua. Podemos também reparar no nucléolo da Célula de Sertoli.

As espermatogônias (diplóides) são as células germinativas primordiais e, a partir do seu desenvolvimento, formará o espermatozóide (célula altamente especializada). Elas caracterizam-se por estar corado de forma intensa pela hematoxilina (por ser basófila). As espermatogônias sofrem mitose, originando os espermatócitos I (ainda diplóide), logo acima dela, sendo estas coradas menos intensas e, morfologicamente, maiores que as espermatogônias. Esta célula, por sua vez, sofrerá meiose I, originando os espermatócitos II (células haplóides), localizada acima dos espermatócitos I.

Por fim, os espermatócitos II sofrem a meiose II, tornando-se as espermátides (encontradas acima das demais células, mais na região central do túbulo seminífero). Elas, por fim, sofre um processo de especialização, denominado de espermiogênese, onde perderá parte do citoplasma e se tornará altamente especializada, o espermatozóide.


Espermatogênese e Espermiogênese - Fases e cronologia.


Portanto, os objetivos são:
1-      Albugínea Testicular ou Túnica Albugínea.
2-      Tecido Intersticial.
3-      Célula de Leydig.
4-      Túbulo Seminífero.
4.1- Célula de Sertoli.
4.2- Espermatogônia.
4.3- Espermatócito.
4.4- Espermátide.
4.5- Espermatozóide.









Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.


Epidídimo de Rato (Coloração HE)

Reconhecer a Estrutura

Após a formação dos espermatozóides, nos túbulos seminíferos, estes migram para o epidídimo.

O epidídimo é um túbulo enovelado, que encontra-se logo acima de cada testículo. É o local de armazenamento e maturação dos espermatozóides.

Na preparação histológica do epidídimo observamos o epitélio pseudo-estratificado com esteriocílios e na luz do túbulo os espermatozóides.




Objetivos:
1- Epitélio pseudo-estratificado com estereocílios.
2- Espermatozóide.




Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.




Ducto Deferente de Rato - HE

Reconhecer a estrutura!

No momento da ejaculação, os espermatozóides deixam o epidídimo e caem na luz de um outro tubo, o ducto deferente.

O ducto deferente é responsável por transportar os espermatozóides até a uretra que por fim os encaminham para fora do corpo.





Histologicamente falando, o ducto é delimitado por um epitélio pseudo-estratificado com esteriocílios; a seguir tem-se uma fina camada de tecido conjunto; logo a baixo uma extensa rede de fibras musculares e por fim mais tecido conjuntivo, onde estarão presentes os vários vasos sanguíneos responsáveis por irrigar a estrutura.

Objetivos:
1- Epitélio pseudo-estratificado com estereocílios.
2- Camada de Tecido Muscular Liso.
3- Tecido Conjuntivo.





Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.