Ovogênese



Ovário de Rata -  HE. Corte transversal.


A ovogênese é uma sequência de eventos através dos quais as células germinativas primitivas denominadas ovogônias, se transformam em ovócitos maduros. A preparação é a de ovário de rata – coloração HE .Os primeiros objetivos consistem na identificação do córtex do ovário (região periférica) e da medula ovariana (região central). A região da medula ovariana é composta por grandes vasos e tecido conjuntivo.

A  região do córtex do ovário,é composta por tecido conjuntivo (estroma) nessa região podemos observar Epitélio Simples Ovariano, Albugínea ovariana que  aparece como fibras do conjuntivo, e os diversos tipos de folículos.

Os primeiros folículos são os primordiais, caracterizados pelas suas células foliculares planas e o ovócito primário; logo em seguida estão os folículos primários caracterizados por ter uma única camada de células que agora já são cúbicas e o ovócito (ainda primário), possuindo também a zona pelúcida (camada acelular, de glicoproteínas, que envolve o ovócito).Os folículos primários continuam aumentando de tamanho e quando passam a ter pelo menos duas camadas de células são caracterizados pelos folículos secundários. Nesse tipo de folículo aparecem uns espaços cheios de fluidos entre as células da granulosa que posteriormente irão coalescer e dar origem ao antro. 

Os folículos terciários, maduros ou de Graaf são caracterizados pela presença do ovócito, da zona pelúcida, antro folicular (cavidade preenchida com líquido), camada da granulosa, as tecas foliculares que envolvem a camada granulosa (dividias em duas: a teca externa- que apresenta aspecto fibroso - e a teca interna - apresenta vasos sanguíneos), e o cumullus oophorus, uma camada de células foliculares que circundam o ovócito, neste caso secundário. Nesse estágio os folículos já estão enormes só esperando o momento pra a liberação do ovócito.

Ainda há os folículos atrésicos. Como em cada ovulação só um ovócito é liberado, os que não são liberados entram em atresia,ou seja, em apoptose (morte celular programada).



Objetivos:
1- Epitélio Simples Ovariano.
2- Albugínea Ovariana.
3- Córtex do Ovário (região periférica).
4- Medula do Ovário (região central).
5- Folículos Primordiais.
     5.1- Células foliculares planas.
     5.2- Ovócito I.
6- Folículos Primários.
     6.1- Celulas foliculares cúbicas (uma camada)
     6.2- Ovócito I.
     6.3- Zona Pelúcida.
7- Folículos Secundários.
     7.1- Celulas foliculares cúbicas (duas ou mais camadas)
     7.2- Ovócito I.
     7.3- Zona Pelúcida. 
8- Folículos Maduros, Terciários ou de Graaf.
     8.1- Ovócito II.
     8.2- Zona Pelúcida.
     8.3- Cumullus Oophurus.
     8.4- Camada Granulosa.
     8.5- Antro Folicular.
     8.6- Tecas.
9- Folículo Atrésico.








Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.




Corpo lúteo (Ovário de Rata) - Hematoxilina

Reconhecer a estrutura!

Após a ovulação, as células foliculares (camada granulosa) e as da teca interna dão origem a uma glândula endócrina temporária, denominada corpo lúteo, sendo responsável por produzir esteróides - a progesterona (em maior quantidade) e estrógenos - que estimulam a secreção da mucosa uterina, além de impedir o desenvolvimento de novos folículos. Tem elevada importância para a maturação e preparação do endométrio uterino para a ocorrência da implantação do gameta, caso aja fecundação.








Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.




Tuba Uterina de Rata - HE 

Reconhecer a estrutura!

As tubas uterinas ou ovidutos são dois tubos musculares de grande mobilidade, medindo cada um aproximadamente 12 cm de comprimento. Estão ligadas ao útero e são divididas em 4 partes: Infundíbulo onde encontram-se as fímbrias responsáveis pela captura do ovócito,a ampola onde ocorre a fecundação.o istmo e a via intrauterina também conhecida como intramural responsáveis pelo transporte até o útero.



Objetivos:
1- Luz da Tuba
2- Tecido Epitelial
3- Tecido Conjuntivo
4- Camada Muscular



Obs.: Clique nas imagens para ampliá-las.